De cima, em sentido horário: o Largo do Pelourinho com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; vista do Elevador Lacerda a partir do Comércio; Farol da Barra; o Centro Histórico visto da Baía de Todos os Santos; monumento aos heróis das batalhas da Independência da Bahia e panorama da Ponta de Santo Antônio e do bairro da Barra.
Municípios limítrofes Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Saubara, Itaparica, Vera Cruz, São Francisco do Conde e Santo Amaro.
História
Fundação 29 de março de 1549 (472 anos)
Aniversário 29 de março
Administração
Prefeito(a) Bruno Reis (DEM, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total 692,818 km²
População total (IBGE/2020) 2.886.698 hab.
Densidade 4 166,6 hab./km²
Clima tropical atlântico
Salvador é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, reconhecidas também internacionalmente. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira. Primeira capital da América Portuguesa, que corresponde ao atual Brasil, a cidade é uma das mais antigas do continente americano e uma das primeiras cidades planejadas no mundo, ainda no período do Renascimento. Sua fundação em 1549 por Tomé de Sousa ocorreu por conta da implantação do Governo-Geral do Brasil pelo Império Português.
A centralização como capital junto à colonização lusitana foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade Alta e Cidade Baixa) sobre uma escarpa acentuada e, mais tarde, com a concepção das avenidas de vale. Com 692,818 quilômetros quadrados de área, seu território emerso é peninsular e o litoral é margeado pela Baía de Todos os Santos a oeste e pelo Oceano Atlântico a leste. O Centro Histórico de Salvador, iconizado nos arredores do Largo do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985. Palco de um dos maiores Carnavais do mundo (maior festa de rua do mundo, segundo o Guiness Book), o reconhecimento internacional da música de Salvador veio pelo anúncio de dezembro de 2015 da integração do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco, tendo sido reconhecida como “Cidade da Música”, título singular no país.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/