NOTÍCIA

Relação entre o ângulo de visão diagonal e a distância focal

Compartilhe nas Redes Sociais

ângulo de visão diagonal e a distância focalA dimensão da linha diagonal do plano focal é sempre a mesma, de modo que a medida que a

distância focal aumenta, o ângulo de visão se torna mais estreito.

No caso de câmeras equipadas com um sensor full-frame de 35 mm, quando elas são configuradas para o efeito olho-de-peixe (efeito fisheye) com distância focal de 15 mm, o

ângulo de visão (ângulo de visão diagonal) é de 180°; quando a distância focal é de 50 mm,

o ângulo de visão é 46°; quando a distância focal é de 135 mm, o ângulo é de 18°. Se a distância focal dobra, o ângulo de visão cai pela metade e a área da imagem é cortada.

O ângulo de visão similar ao da visão humana é de aproximadamente 45°, e lentes cuja distância focal proporciona este ângulo de visão são chamadas de lentes standard (50mm para

câmeras equipadas com sensor full-frame e 35mm para câmeras com sensor de tamanho aps-c). Se as distâncias focais são mais curtas do que as lentes standard, são chamadas de grande angular; se as distâncias focais são maiores do que as lentes standard, são chamados de teleobjetivas (ou lentes telefoto).

Relação entre o ângulo de visão diagonal e tamanho do sensor de imagem

Se o sensor de imagem tem tamanho aps-h ou tamanho aps-c, a linha diagonal do plano focal é mais curta do que no sensor full-frame 35 mm; portanto seu ângulo de visão para a distância focal é mais estreito do que em sensores full-frame de 35mm. O resultado é equivalente a imagens filmadas com um sensor full-frame 35mm e cortadas em seguida.

Multiplica-se por 1,3 distância focal da lente para um sensor de tamanho aps-h, ou por 1,6 para um sensor de tamanho aps-c, o ângulo de visão se torna equivalente ao de um sensor full-frame 35 mm.

full-frame de 35mm

Ponto focal e profundidade de campo

A profundidade de campo é o intervalo que existe à frente e atrás de um assunto focalizado que pode ser nitidamente capturado em uma imagem.

Quando as imagens são formados a partir da luz sobre as lentes, há uma faixa aceitável de borrão no plano de formação da imagem, na qual a imagem real fica ligeiramente borrada, mas isto não é visível na foto. A faixa de borrão é expresso como diâmetro do raio de luz e é chamada de menor círculo de confusão. O menor círculo de confusão em lentes ef é configurado para 0,035 mm.

Atrás e na frente do ponto focal, a área dentro do menor círculo de confusão parece em foco. Esta área é chamada de profundidade de foco; portanto, a profundidade do campo é a área à frente e atrás do assunto é capturado dentro da profundidade de foco. A profundidade do campo tem as seguintes características:

» Aprofunda-se à medida que a distância focal diminui e torna-se mais rasa à medida que a distância focal aumenta.

» Aprofunda-se à medida em que a abertura é reduzida e torna-se mais rasa à medida em que a abertura é ampliada.

» Aprofunda-se à medida que a distância de disparo aumenta e torna-se mais rasa à medida que a distância de disparo diminui.

» É rasa na parte frontal da posição focal e profunda na parte posterior da posição focal.

As ilustrações descrevem diferenças na profundidade de campo, quando o valor de abertura varia dentro das mesmas condições de disparo. A área em foco varia dependendo do valor de abertura. A área fora da profundidade de campo é borrada, mas o borrão é utilizado como efeito de imagem, de modo que, ao se avaliar lentes, a beleza de borrão também deve ser levada em consideração.

Ponto focal e profundidade de campo

Ponto focal e profundidade de campo

Distância focal e perspectiva

Perspectiva é um efeito visual; corresponde à maneira como o assunto focalizado pelo fotógrafo é visto em relação a seu plano de fundo. O plano de fundo é enfatizado quando se usa uma lente de curta distância focal; e é enfraquecido ou comprimido quando se usa lente com grande distância focal é.

As ilustrações mostram exemplos de imagens do que acontece quando diferentes lentes, com diferentes distâncias focais são usadas para fotografar o mesmo assunto (uma pessoa) e fundo. As imagens foram tiradas de modo a captar o assunto com o mesmo tamanho, para que a diferença na perspectiva seja clara.

Ao se usar uma lente com distância focal de 16 mm, os resultados da fotografia aparecem como se o plano de fundo fosse separado do assunto, esticando-se para trás. Inversamente, quando se utiliza uma lente com uma distância focal de 200 mm, nãoparece que o plano de fundo está separado do assunto, mas sim que eles estão sobrepostos.

Estes fenômenos podem ser expressos pela razão das distâncias entre a câmera e o assunto e entre o assunto e o plano de fundo. Quando é grande a distância entre o assunto e o plano de fundo, a perspectiva é enfatizada; por outro lado, quando é grande a distância entre a câmera e o assunto, a perspectiva é enfraquecida.

Ao utilizar as lentes cuja distância focal é ajustável de acordo com as condições de disparo, é possível tirar fotografias com a perspectiva adequada. Lentes com distância focal de 50 mm produzem uma perspectiva similar à do olho humano; a perspectiva é maior no lado da grande angular, e menor no lado da teleobjetiva.

Distância focal e perspectiva

Distância focal e perspectiva

 

Fonte:https://www.canon.com.br/

Compartilhe nas Redes Sociais