NOTÍCIA

Valores que demonstram o desempenho do visor óptico

Compartilhe nas Redes Sociais

O desempenho do visor é descrito por meio de quatro índices: cobertura, ângulo de visão, e ponto de mira.

COBERTURA.

Entenda câmeras e lentes Parte 2Cobertura indica a porcentagem da área que o visor cobre no quadro de imagem. Ela mantém-se inalterada mesmo quando a lente é trocada.

Se a cobertura é inferior a 100%, algumas partes do resultado do disparo não podem ser vistas através do visor.

A cobertura é calculada como a relação entre a altura e a largura nas câmeras Canon.

A cobertura máxima é especificada como 100%. Se a cobertura for superior a 100%, isto significa que algumas partes são visíveis através do visor, mas não serão visíveis na imagem fotografada.

MAGNIFICAÇÃO.

Ampliação indica o tamanho da imagem no visor. Este índice é mostrado em formato de proporção, considerando-se como 1 o tamanho visto pelo olho humano. Quanto menor for a proporção, menor é a imagem no visor.

O tamanho das imagens muda de acordo com a distância focal da lente, de modo que a ampliação é definida com base na condição especificada de medida.

Por exemplo, se a condição é indicada como “lente de 50mm, ∞, −1m−1”, isso significa “colocar uma lente com distância focal de 50 mm e definir o foco para o infinito, sem compensação de dioptria no visor.”

A unidade m−1 é usada para mostrar a dioptria e indica um índice de refração usado principalmente para óculos e em visores de DSLRS, os quais geralmente são 1m−1. Este valor significa que é possível ver claramente 1 m adiante. A miopia pode ser corrigida através do ajuste da dioptria para valores negativos, enquanto que a hipermetropia pode ser corrigida pela adaptação para valores positivos.

O alargamento da cobertura de ampliação aumentaria o tamanho e o custo das câmeras, o que poderia comprometer sua usabilidade. Portanto, estes dois índices são cuidadosamente equilibrados para cada modelo.

ÂNGULO DE VISÃO.

Um ângulo de visão indica a área na qual o olho pode se deslocar a partir do centro do visor e ainda assim visualizar a imagem no visor. Quanto maior o ângulo, maior a área possível de deslocamento. Este ângulo é geralmente definido como 28° ou menos.

Câmeras com maior ângulo de visão melhoram a visibilidade em contextos nos quais os fotógrafos se movem muito, como em reportagens ou fotografia esportiva.

PONTO DE MIRA.

O ponto de mira indica uma área tolerável dentro da qual o olho pode se afastar ligeiramente da ocular do visor e ainda assim visualizar a imagem no visor. Esta área é expressa como a distância entre a extremidade da ocular e o olho. Quanto maior for o ponto de mira, maior vai ser a área de tolerância. O ponto de mira dos atuais modelos EOS está definido para 20 mm ou mais, com o intuito de melhorar a visibilidade para os fotógrafos que olham através do visor com óculos.

Ponto de mira

ESPELHO.

OBJETIVO DO ESPELHO.

O objetivo principal do espelho é refletir a luz da lente na direção do visor/. Durante o disparo, o espelho assume outro papel: o de mudar os rumos do caminho óptico na direção do visor/sensor do AF ou na direção do sensor de imagem.

ESTRUTURA DO ESPELHO.

A unidade do espelho consiste principalmente do espelho principal, sub espelho e mecanismo automático, montados como uma unidade dentro da caixa do espelho.

ESPELHO PRINCIPAL

» O espelho principal é um espelho refletor móvel que reflete a luz na direção do visor. Ao contrário de espelhos em geral, um primeiro espelho de superfície é utilizado para melhorar a precisão da determinação da posição da superfície do espelho. O espelho de primeira superfície tem a vantagem de evitar a dupla reflexão que dificulta a visualização das imagens no visor.

» O centro do espelho é um meio espelho, através do qual é gerada uma luz polarizada linearmente, para que a luz possa atingir o sub espelho no lado inverso.

SUB ESPELHO

» O sub espelho é um espelho móvel ligado ao lado inverso do espelho principal, que reflete a luz na direção do sensor de AF. Assim como o espelho principal, é um espelho de primeira superfície.

MECANISMO DO COMANDO.

» É o mecanismo responsável por conduzir os espelhos principais e sub-principais para cima ou para baixo. É composto por molas helicoidais e um motor que funciona de forma semelhante a uma locomotiva, com alavancas e rodas de engrenagem para a transmissão de energia.

» O motor também funciona como um mecanismo de cobrança para o obturador em alguns modelos de baixo custo. Alguns modelos para profissionais, amadores e usuários avançados estão equipados com um motor responsável exclusivamente pelo espelho.

 CAIXA DE ESPELHO.

» A caixa de espelho é uma peça em forma de caixa que funciona como base para fixar o espelho principal, o sub espelho e o mecanismo do espelho.

Fonte: https://canon.com.br/

Compartilhe nas Redes Sociais