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Menu menos conhecidos podem alterar a forma como você fotografa

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a forma como você fotografaOs menus da sua câmera podem estar ocultando vários recursos que podem ter um grande impacto na maneira como você fotografa e na aparência da sua imagem final. Dependendo do modelo da câmera e de como você fotografa, aqui estão algumas configurações menos conhecidas que você deve verificar. Esses ajustes são configurações que você pode não ter alterado com frequência, mas oferecem benefícios significativos em campo. É importante ressaltar que, nas câmeras mais novas, a tomada de decisões por trás de como você configura essas opções pode ser diferente, pois a exibição ao vivo está se tornando mais comum.

Eletrônico ou Mecânico?

O mecanismo do obturador, que é acionado a cada foto que você tira, pode causar desfoque ao agitar a câmera. Mesmo com a técnica perfeita de segurar a mão ou enquanto estiver montado em um tripé, esse tremor pode causar um borrão visível. A ativação do EFCS, que significa obturador eletrônico de cortina frontal, pode eliminar essa vibração.O EFCS muda a maneira como o obturador opera, acionando a cortina frontal mecânica antes do início da exposição e iniciando a exposição eletronicamente, lendo a partir do sensor. O que isto significa é que nenhuma vibração é causada por aquela cortina frontal se movendo pelo sensor.Esse recurso é particularmente importante se você estiver fotografando uma câmera sem espelho, geralmente usa lentes de distância focal mais longa, possui um sensor de resolução mais alta ou está fotografando na “zona de perigo” da velocidade do obturador.Embora esse recurso esteja disponível em algumas DSLRs, é melhor suportado em câmeras sem espelho. Como as câmeras sem espelho já têm a cortina do obturador frontal aberta para suportar a operação do visor, elas geralmente suportam a operação EFCS com facilidade. Algumas DSLRs mais recentes, como a D850 da Nikon e as 5Ds e 5D Mark 4 da Canon, suportam esta operação, mas podem vir com restrições de uso.Qualquer que seja o estilo de sua câmera, considere usar esse recurso ao fotografar com distâncias focais mais longas, que podem ser mais sensíveis à vibração. Juntamente com as distâncias focais mais longas, as câmeras de resolução mais alta e as velocidades mais baixas do obturador, como 1/25 de segundo, podem mostrar um benefício maior ao mudar para EFCS. Uma consideração final é a interação do EFCS com luzes fluorescentes, pois a frequência das luzes e a leitura mais lenta do obturador podem causar efeitos estranhos.

Configurações de cores

Se o menu da câmera se refere a ele como Picture Controls, Estilos de imagem, Estilos criativos ou Simulação de filme, há uma boa chance de você controlar as configurações de cor e contraste que sua câmera usa para renderizar JPEGs. Agora, se você gravar arquivos brutos, poderá estar pensando: “Isso não é relevante para mim!” – o que pode não ser. No entanto, não deixe essa opção em algo aleatório. Há várias decisões que você pode tomar quando se trata dessa configuração que pode afetar a usabilidade da sua câmera. O grau de impacto variará entre as câmeras, com algumas dessas configurações afetando tudo, desde um JPEG até a exibição do monitor ao vivo, enquanto outras exigirão que você realmente grave um JPEG e revise-o para ver o impacto. Se o seu fluxo de trabalho puder acomodá-lo, o uso dessas configurações poderá fornecer um benefício útil no campo. Por exemplo, ao fotografar em bruto, você pode definir o perfil mais neutro possível para entender melhor aConfigurações de cores aparência do seu arquivo antes do processamento. Gravou uma cena de alto contraste e precisará recuperar os realces e as sombras? Tente definir a opção de recuperação de destaque para um nível mais alto e obtenha uma prévia do que pode ser recuperado. Esse recurso tem vários nomes, incluindo o Auto Lighting Optimizer para Canon e o D-Lighting ativo nos corpos da Nikon. Também é útil a opção de visualizar uma foto em preto e branco. Para visualizar melhor a imagem após a conversão, basta definir e fotografar um perfil em preto e branco – alguns até fornecem ajustes para contrastar para corresponder melhor à saída pretendida.

Uma coisa a ter em atenção é o crescente impacto que essas configurações realmente têm no processamento bruto. Essas configurações não são mais totalmente ignoradas por processadores brutos como o ACR. Em vez disso, uma combinação como a Nikon Z 7 e o Lightroom alterará os padrões de processamento do Lightroom com base em configurações como Picture Controls e redução de ruído. Felizmente, eles podem ser redefinidos ou zerados, embora adicione uma etapa extra.

Redução de ruído e nitidez

As opções de nitidez e redução de ruído são outro lote de itens de menu que muitos definem e esquecem, inclusive eu. Embora eu normalmente tenha zerado isso, é importante entender certas distinções nos processos de redução de ruído, e a nitidez de impacto pode ter na avaliação de imagens em campo.Em primeiro lugar, existem dois tipos principais de redução de ruído executados pela sua câmera. A alta redução de ISO é funcionalmente diferente da redução de ruído de longa exposição e as duas configurações precisarão ser alteradas com base na situação (novamente, os nomes variarão com base na marca da câmera).

A redução de ruído de alto ISO normalmente funcionará desfocando os detalhes finos em uma imagem com alto nível de ruído. Se você estiver gravando raw, essa é outra opção que anteriormente não importava, pois não afetará a saída, mas isso está mudando à medida que os processadores raw começam a refletir a configuração da câmera. Eu prefiro que seja definido como 0, para evitar mascarar problemas de foco no campo e porque, de qualquer maneira, vou variar minha técnica de NR com base na imagem.A redução de ruído de longa exposição funciona de maneira diferente. Em vez de apenas desfocar os detalhes em uma foto existente, isso fará uma segunda exposição da mesma duração com o obturador fechado e usará essas informações para reduzir os pixels quentes presentes na primeira imagem. Isso pode aumentar significativamente o tempo total de exposição e arruinar as séries de imagens, como trilhas de estrelas, mas é mais difícil de replicar após a ISO do que a ISO NR alta. Considere desativar a redução de ruído de longa exposição ao discar no enquadramento e no foco, para exposições mais curtas, onde o sensor não fica quente o suficiente, ou ao fotografar para empilhamento ou trilhas com estrelas.Quando se trata de configurações de nitidez, essa é outra ferramenta que você pode usar para visualizar melhor sua foto finalizada no campo. Um nível baixo pode revelar melhor quaisquer problemas de foco, que de outra forma seriam ocultados pela nitidez artificial. Quanto a um cenário alto, isso também pode ajudar a focar as unhas, embora eu só tenha achado útil em uma circunstância específica: foco manual em uma estrela para astrofotografia, onde ele dá uma “mordida” extra na exibição ao vivo para distinguir o foco crítico.

Auto ISO

Em apenas alguns anos, o desempenho do sensor e as opções Auto ISO avançaram ao ponto em que me sinto confortável em deixá-lo ativado por 95% do tempo. Para ser tão versátil na minha câmera, a Nikon teve que adicionar uma opção importante: ajustar dinamicamente a velocidade mínima do obturador desejada. Basicamente, posso segurar 1/20 com uma lente de 14 mm, mas não com 300 mm. A adição dessa opção foi um grande impulso para a usabilidade do Auto ISO, e a seleção dessas configurações de acordo com a minha preferência me tornou muito mais provável o uso dessa opção. Para esse fim, se você não é um usuário Auto ISO frequente, experimente. Se você o estiver usando, dê uma segunda olhada nas suas configurações – se você fotografa assuntos em movimento com frequência, tente definir uma velocidade mínima do obturador mais alta e um intervalo ISO mais alto, pois o desempenho ISO é melhor do que nunca nas câmeras mais novas.

Conclusão

Essas opções de menu não revolucionarão suas fotos, mas levar alguns minutos para configurar sua câmera corretamente pode render dividendos em campo. Embora os menus das câmeras continuem a ficar mais complicados, eles também oferecem muito poder aos usuários que desejam navegar nelas. Por fim, lembre-se de que suas necessidades mudarão de uma sessão para outra, assim como ao longo do tempo – algumas das opções que defini quando recebi meu novo corpo não são os melhores padrões meses depois. Você deu uma olhada no menu da sua câmera recentemente?Créditos: Alex Coleman / Fstoppers

Fonte: https://www.escoladeimagem.com.br/

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